sexta-feira, 17 de agosto de 2007

"Ah, light in marble head!"

Bem, isto tudo começa com um violento acesso de frustração, coisa nada incomum em mim mas que me habituei a refrear, umas vezes por me sentir demasiado "pequeno" em relação às coisas em que penso, outras vezes por pura preguiça.

A verdade é que a minha cabeça é, sem sombra de dúvida, bem maior que a minha alma. Os meus pensamentos são altivos, as minhas teorias são ambiciosas e as minhas intenções, altruístas... e quando começa a parecer que sou o homem, ou mais genial, ou mais narcisista que existe, eis a cruel realidade: quando é para realmente fazer algo, 'tá quieto!, a minha inércia leva a melhor e as minhas acções, quando existem são, no máximo, mínimas.

Ser um gajo cheio de ideais é muito nobre mas é só em teoria, porque o que realmente interessa é a maneira de como isso se reflecte na prática. Ter ideais por si só tem como resultado directo apenas e só a auto-satisfação, e sinceramente, disso já eu tenho em demasia. Considero que o facto de alguém ter um ideal bem definido só aumenta a sua responsabilidade perante a sociedade em aplicá-lo e promovê-lo, pois como no futebol, a melhor defesa dum ideal é o ataque.
Ora, claro que isto é válido partindo do princípio que esse ideal é globalmente bom, ou seja, a sua aplicação é boa para toda a gente. Infelizmente é uma entidade puramente teórica e não me parece que exista na prática, por isso cabe a cada um de nós avaliar o impacto dos nossos ideais não só em nós e na nossa vida (prática essa bastante vulgarizada) mas em todos os elementos do nosso habitat social e ambiental, e posteriormente reavaliá-los ou proceder à sua devida aplicação.

...talvez fosse isto que a Filosofia do secundário deviria ensinar, assim sempre havia alguém que apanhava estes conceitos em vez ficar com aquele sentimento de inutilidade em relação à referida cadeira no final da mesma, mas enfim...

Bem, e com este post de abertura dou início às hostilidades, que serão, sem dúvida, recheadas das minhas ideias, teorias, estrangeirismos, narcisismos, e outros -ismos aos quais o sono já não me permite aceder.

1 comentário:

Gonçalo disse...

Dani, é só para dar uma forcinha de boas vindas nesta realidade global que é a internet. É um pequeno upload (de posts) para ti, um grande download para todos os inquietos e inconformados.

Um abraço,

Gonçalo

Contador